Responsive Ad Slot

SCS Quadra 3, Bloco A, Entrada A/B, Lote 40
70303-901 - Edifício Planalto, Sala 106
(61) 3347-6110
Últimas Notícias

Norma ajuda a orientar em instalações elétricas para eventos temporários

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Embora sem normatização específica, instalações de eventos como grandes espetáculos, exposições e parques podem ser regulados pela NBR 5410





Nos últimos anos, o Brasil se tornou ponto estratégico para grandes espetáculos. Além da Copa 2014 e das futuras Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 2016, o País já recebeu grandes festivais, concertos de artistas internacionais e também realiza grandes exposições e feiras agropecuárias periodicamente.

Tudo isso exige uma rede elétrica eficiente – mesmo apesar da provisoriedade do evento. Isso serve também para parques de diversão, canteiros de obras, grandes expansões imobiliárias etc. Elas atendem a uma demanda específica de energia elétrica por um tempo determinado e depois são desabilitadas ou, até mesmo, substituídas por instalações permanentes.

Embora o Brasil não possua uma normatização que regule as instalações específicas para este tipo de ocasião, a norma NBR 5410 segue como a mais indicada em casos de instalações elétricas provisórias por ser aquela que orienta todos os tipos de redes de eletricidade.

Essa norma orienta, por exemplo, a utilização de cabos multipolares flexíveis de 0,6/1 kV em instalações no chão ou suspensas na parede. A NBR 5410 também proíbe o uso de cabos comuns (como aquele usado em eletroportáteis, por exemplo) para fixação em rodapés ou outros tipos de suporte, pois estes não suportam a pressão e a tração elétrica. O uso inadequado pode causar acidentes como trincas no isolamento, choques e até curtos-circuitos.

Além da norma brasileira, a outra sugestão é a legislação internacional – a IEC 60364-7-711, que define regras para instalações especiais em geral como exposições, espetáculos e canteiros de obras. De acordo com essa regulamentação, são gerados parâmetros para os materiais utilizados nas instalações provisórias em relação ao impacto, resistência mecânica, desgastes por abrasão, calor, poeira, contaminação de óleos, graxas, produtos químicos e presença de umidade. Fundada em 1906, a International Electrotechnical Comission (IEC) tem sede em Genebra (Suíça), mas possui comitês em 65 países. As comissões técnicas se reúnem regularmente para avaliação de convergências das regras ligadas a equipamentos e redes elétricas.


AUTOR: Leonel Rodrigues | Gerente de Aplicação de Produto, Nexans

Formado em Engenharia de Produção, Mecânica pela FEI, pós-graduado em Administração da Produção pela USP e com MBA em Marketing pela FIA-USP. Com 22 anos de experiência no mercado de fios e cabos para energia e telecomunicações, atuou nos departamentos de produção, engenharia, marketing, vendas e produto. Atualmente é responsável pela engenharia de aplicação dos cabos de cobre na Nexans Brasil.


Sobre a Nexans

A Nexans traz energia para a vida através de uma extensa gama de cabos e soluções de cabeamento que proporcionam maior desempenho para os nossos clientes no mundo inteiro.

A equipe Nexans está comprometida com uma abordagem de parceria que apoia nossos clientes em quatro áreas de negócio principais: transmissão e distribuição de energia (submarino e terrestre), fontes de energia (petróleo e gás, mineração e renováveis), transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo) e construção (comercial, residencial e data centers).

A estratégia da Nexans é fundamentada na inovação contínua de produtos, soluções e serviços, desenvolvimento de colaboradores, treinamento de clientes e processos industriais de baixo impacto ambiental.

Em 2013, a Nexans se tornou o primeiro player mundial em cabos a criar uma Fundação com foco em introduzir iniciativas sustentáveis para o acesso à energia em comunidades carentes por todo o mundo.

Temos uma presença industrial em 40 países e atividades comerciais em todo o mundo, empregando cerca de 26 mil pessoas e gerando vendas em 2014 de aproximadamente 6,4 bilhões de euros. A Nexans está listada na NYSE Euronext Paris, seção A.

Para mais informações, consulte: www.nexans.com.br
Não deixe de ver!