Petrobras abre concurso público com diversas vagas para técnicos industriais

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Área de Produção Terrestre de Petróleo na Bahia. Foto: Saulo Cruz/MME

A Petrobras abriu edital de concurso com 1.492 vagas para 2023, sendo 373 de ampla concorrência e 1119 para cadastro de reserva .

A boa noticia vem para Técnicos Industriais pois para concorrer às vagas tecnológicas é exigido certificado de curso técnico e registro em conselho profissional, conforme especifica o item f do capitulo 9 do edital: f) Comprovante de registro e de pagamento da anuidade do Órgão de Classe, quando tratar-se de profissão regulamentada.

As ênfases descritas no processo seletivo oferecem oportunidade pata Técnicos Industriais em Eletrônica, Eletrotécnica, Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Mecânica, Mecânica de Precisão, Metalurgia, Metrologia, Mecatrônica entre outras. A remuneração inicial é de R$5.563,90.

As inscrições começam no próximo dia 15 de fevereiro, através do site da Cebraspe. O prazo final é no dia 16 de março de 2023.

Segundo o edital, 8% das oportunidades serão destinadas a pessoas com deficiência, além de 20% das vagas para negros, conforme estabelece a lei. As vagas  para profissionais de nível técnico estão distribuídas da seguinte forma:
  • Operação (114 imediatas e 342 para cadastro);
  • Manutenção - Mecânica (66 imediatas e 198 para cadastro);
  • Manutenção - Instrumentação (55 imediatas e 165 para cadastro);
  • Manutenção - Elétrica (41 imediatas e 123 para cadastro);
  • Segurança do Trabalho (36 imediatas e 108 para cadastro);
  • Operação de lastro (24 imediatas e 72 para cadastro);
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações (11 imediatas e 33 para cadastro);
  • Suprimentos de Bens e Serviços - Administração (6 imediatas e 18 para cadastro);
  • Logística de Transporte e Controle (6 imediatas e 18 para cadastro);
  • Enfermagem do Trabalho (5 imediatas e 15 para cadastro);
  • Projetos, Construção e Montagem - Mecânica (5 imediatas e 15 para cadastro);
  • Projetos, Construção e Montagem - Elétrica (4 imediatas e 12 para cadastro).

A taxa para inscrição é de R$62,79. As provas objetivas serão aplicadas em 30 de abril, nas 26 capitais dos Unidades da Federação e no Distrito Federal.

Situação: Aberto
Vagas: 373 (sendo 8% para PCD e 20% para negros)
Escolaridade: Nível técnico
Remuneração: mínima de R$ 5.563,90