autogeração
energia solar
microgeração
microgeração de energia
microgeração distribuída
PLS
projeto de lei
Distribuidoras de energia poderão ser obrigadas a comprar excedente de autoprodutores
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
terça-feira, 14 de abril de 2015
As concessionárias de serviços de distribuição de energia elétrica poderão ser obrigadas a comprar compulsoriamente, até o limite de 3% da estimativa de carga total do seu mercado, a energia elétrica gerada por autoprodutor. O assunto deverá ser discutido e deliberado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), em reunião marcada para às 8h30 desta quarta-feira (15). A TV Senado transmite no endereço.
Autoprodutor de energia é a pessoa física ou jurídica ou empresas reunidas em consórcio que receberam concessão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao seu uso exclusivo, podendo eventualmente, com autorização da ANEEL, comercializar o excedente da energia elétrica gerada. O projeto que trata do tema – o PLS 48/14, de autoria dos senadores Inácio Arruda e Vanessa Grazziotin – é o primeiro item da pauta da CI. O relator é o senador Walter Pinheiro.
O presidente da CI, senador Garibaldi Filho, também deverá colocar em votação quatro requerimentos sugerindo a convocação de autoridades para participarem de audiências públicas na Comissão. O senador Wilder Morais requer reunião com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e outras autoridades para debater sobre energia solar e microgeração distribuída. O senador Ricardo Ferraço quer a presença do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, para discutir a necessidade de infraestrutura do setor e o Programa Banda Larga para Todos.
Requerimento do senador Wellington Fagundes pede realização de audiência pública com a presença do ministro da Secretaria Nacional de Portos, Edinho Araújo, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para tratar do Programa de Concessão de Portos. Já a senadora Vanessa Grazziotin defende que a Comissão convide o ministro da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, para debater sobre a administração aeroportuária do país.
Agência Senado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário