Os diodos luminosos - LED - que são considerados a melhor fonte de luz artificial podem estar com seus dias contados.
Um grupo de cientistas da Universidade de Tohoku, Japão, conseguiu inventar algo que os supera. É um novo tipo de fonte de luz plana feita com nanotubos de carbono, altamente eficientes, de baixo custo e com consumo mínimo de energia, publicou a revista Quo de fevereiro de 2015.
Nanotubos de carbono são estruturas finas e muito resistentes que conduzem a eletricidade. Estão cotados para ser, juntamente com o grafeno, o material do futuro, de acordo com especialistas.
"Nosso painel simples poderia obter uma alta eficiência de luminosidade, 60 lumens por watt, o que representa um potencial excelente para um dispositivo de iluminação com baixo consumo de energia", diz um dos autores da pesquisa, Norihiro Shimoi, publicado em 'Review of Scientific Instruments'.
Comparado com luzes LED, a nova fonte luminosa de carbono baseada em nanotubos tem um consumo mínimo de energia. Calcula-se que utilizam cerca de 0,1 watts por hora de operação, ou seja, 100 vezes menos do que as luzes de LED de menor potência.
Fonte: CNN Expansión
Tradução: Emerson F. Tormann
Nenhum comentário
Postar um comentário