Governo Federal estuda linha de crédito para estimular microgeração

segunda-feira, 9 de março de 2015

O Governo Federal estuda criar linhas de crédito para financiar a compra de equipamentos como painéis solares para produção de energia em casas e no comércio. Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, o financiamento poderá ser oferecido por bancos públicos, como Caixa, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). O financiamento será direcionado para quem desejar adquirir equipamentos de microgeração para gerar sua própria energia.

Incluídos no financiamento também estariam equipamentos para microgeração de energia eólica e biodigestores, que geram por meio da queima de resíduos de animais, por exemplo. Porém, um dos entraves encontrados pela Aneel para tornar o financiamente realidade é o fato de que os governos estaduais defendem que a sobra de energia jogada na rede seja taxada por ICMS.