Problemas em linhas de Furnas causam blecaute no Distrito Federal

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Desligamento parcial durou 41 minutos e afetou 257 mil unidades consumidoras

O desligamento automático de duas linhas de transmissão de Furnas que atendem o Distrito Federal provocou a queda de quatro subestações da CEB e deixou sem energia 257.520 unidades consumidoras em várias cidades satélite de Brasília no início da manhã desta quinta-feira, 22 de janeiro. O incidente, segundo a estatal, aconteceu às 6:55 horas e foi consequência da atuação dos dispositivos de proteção das linhas de 138 kV e 345 kV ,conectadas à Subestação Brasília Sul, de propriedade da empresa.

A assessoria de Furnas informou que o processo de recomposição do sistema foi acionado em seguida, e a energia restabelecida às 07:37 horas. “As causas dos desligamentos estão sendo apuradas”, informou em nota.

A CEB também divulgou Comunicado informando que o desligamento afetou as regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga, Guará, Estrutural, Lúcio Costa e Vicente Pires. O fornecimento foi normalizado nessas regiões às 7:39 horas. As subestações da distribuidora atingidas são Ceilândia Sul, Ceilândia Norte, Guará e Taguatinga. Na última quarta-feira, 20, um problema em uma subestação da distribuidora deixou parte da Asa Sul do plano-piloto de Brasília sem energia por 18 minutos no início da tarde. O DF foi atingido também pelo corte de carga ordenado pelo ONS na última segunda-feira, 19.

Fonte: Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia