1ª Escola Internacional de Energia Solar será na UnB

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Intenção do projeto é capacitar e abrir portas para o recente mercado de fontes alternativas no país. Evento acontecerá em fevereiro de 2015

Lanna Santanna- Da Secretaria de Comunicação da UnB
Foto: Alex Lang
Ilimitada e sem agredir o meio ambiente, a geração de energia solar está se tornando cada vez mais viável no Brasil. A utilização desse tipo de energia já representa mais de 1% da matriz elétrica, segundo informações do Balanço Energético Nacional. E tende a crescer.
Para inserir e discutir este cenário, a Faculdade de Tecnologia (FT), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), realizará a 1ª Escola Internacional de Energia Solar.
O evento acontecerá no auditório Roberto Salmeron da FT entre 23 e 26 de fevereiro de 2015. A iniciativa pretende explorar as questões tecnológicas de conversão de energia solar, no âmbito da energia fotovoltaica e de sistemas térmicos, incluindo também a disponibilidade de recursos solares ao nível do solo.
Poderão participar alunos de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores e profissionais do setor. Serão oferecidas 250 vagas. Para se inscrever, é preciso realizar cadastro no site.
O docente Mario Siqueira, um dos organizadores, destaca a importância de analisar o caminho de profissionais que seguem esta carreira no país. “No momento em que o governo sinaliza que os rumos da geração de energia passam por crescimento da energia solar, haverá demanda por recursos humanos especializados na área. Nisto, a iniciativa vem contribuir para a formação e difusão das tecnologias envolvidas”, justifica.
Após aprovação do projeto de lei (317/2013) que garante a equipamentos e componentes para geração de energia solar a isenção do imposto sobre  importação, há empenho para o desenvolvimento da fonte. Com isso, nos próximos 30 anos haverá maior mercado nesta área e mais interesse por parte dos investidores.
NA PRÁTICA – A Escola Internacional de Energia Solar programa uma série de mesas-redondas, palestras e workshops. O destaque será no primeiro dia, com a mesa-redonda “O futuro da energia solar no Brasil”. No evento, haverá tradução simultânea.
As palestras acontecerão no período da manhã, com profissionais e acadêmicos do país e do exterior. Já no período da tarde serão realizadas oficinas práticas oferecidas por empresas do ramo. Entre os palestrantes estão Carlos Frederico Coimbra, professor na Universidade da Califórnia, e Jeffrey Skeer, da Agência Internacional de Energia Renovável dos Estados Unidos.
A iniciativa, além de capacitar tecnicamente os interessados, ainda é uma oportunidade para realizarnetworking com empresas renomadas.
O valor para participar do evento é de R$ 50,00 para estudantes de graduação e pós-graduação e de R$ 200,00 para profissionais da área. Mais informações: (61) 3107 5656.

Fonte: UnB Agência