Tesla lança bateria de energia solar para uso doméstico

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Empresa norte-americana desenvolveu o sistema inspirado em carros elétricos

A empresa norte-americana Tesla continua a trabalhar no desenvolvimento de novas formas de armazenamento de energia e agora resolveu apostar em um novo mercado, lançando aPowerwall, uma espécie de bateriapara uso doméstico capaz de armazenar e administrar energia solar.

A nova bateria, com 15 centímetros de espessura, 1,2 metro de altura e 91 centímetros de largura, deve começar a ser vendida ainda neste Verão no mercado norte-americano por preços que partem de US$ 3 mil, na opção de 7kWh. O resto do mundo deve ter acesso ao produto em 2016.

Segundo o presidente da Tesla, Elon Musk, durante a apresentação da Powerwall, em Los Angeles, o objetivo da empresa é "transformar totalmente a infra-estrutura global de energia para torná-la completamente sustentável, sem produzir emissões de carbono", alterando a "forma como o mundo utiliza a energia em grande escala”.

FOTO: KEVORK DJANSEZIAN/GETTY IMAGES/AFP

A Tesla é pioneira na produção de carros elétricos e o sistema da bateria também é inspirado neste tipo de veículo.

Os kits de baterias de íon-lítio recarregáveis podem ser colocados em garagens. A capacidade de armazenamento compensará os dias em que não houver sol, pois até nove baterias podem ser conectadas juntas à internet. Além da maior quantidade de energia armazenada, as baterias podem ser administradas remotamente pela Testa.

A empresa também acredita que a bateria "será um grande passo em frente para as comunidades mais pobres do mundo", considerando que "elimina a necessidade de existirem redes eléctricas".