Sede da Enel possui o maior estacionamento solar do país

segunda-feira, 11 de maio de 2015

O maior estacionamento solar do país alcança marca de 22MWh de geração e evita emissão de 13 toneladas de CO2 na atmosfera

O maior estacionamento solar do Brasil em geração distribuída, instalado na sede das empresas do grupo Enel, em Niterói (RJ), alcançou a marca de 22 MWh de geração de energia solar em 4 meses de funcionamento. O volume é suficiente para abastecer simultaneamente cerca de 30 residências com consumo médio de 155 KWh/mês.

A geração solar evitou a emissão de 13 toneladas de CO2 na atmosfera - o que seria emitido por mês, em média, por 13 carros que percorrem 17 quilômetros por dia. Para produzir quantidade equivalente de CO2 na atmosfera, seria necessário plantar 76 árvores.

Além disso, a geração do estacionamento solar representou, até agora, uma economia de 26 milhões de litros de água, que deixariam de ser utilizados caso a energia fosse gerada por hidrelétricas.

O estacionamento solar é um projeto da Prátil, empresa de serviços da Enel, do qual também faz parte a distribuidora de energia Ampla. Ele é o maior do Brasil em geração distribuída, modalidade que permite a geração de energia para consumo próprio e o compartilhamento do excedente gerado com o sistema elétrico, de acordo com a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O estacionamento é formado por 175 painéis solares instalados em uma área de 260 m², que comporta 20 carros. A energia gerada pelas placas abastece o próprio prédio da companhia.

Fonte: Revista Amazonia