Como calcular o consumo de energia do ar-condicionado

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Aprenda como calcular o consumo de energia do ar-condicionado para evitar gastos excessivos e manter a economia em casa

Talvez o equipamento mais desejado do momento em todos os cantos do país seja o ar-condicionado. Indispensável nos carros, nas empresas e cada vez mais comum nas casas, o ar-condicionado deixa o ambiente mais confortável, as noites mais agradáveis, entre outros benefícios. E se você resistiu a esse “luxo” até hoje com medo de triplicar a conta de luz, a dica é conferir como calcular o consumo de energia do ar-condicionado.

Mas para isso é importante conhecer bem esse objeto de desejo da estação…
O que é ar-condicionado?

O condicionamento do ar é um sistema que refrigera ambientes fechados, fazendo com que este fique refrigerado. Podendo até melhorar a qualidade do ar, umidade e movimento com opção do controle da temperatura desejada para o ambiente. Hoje um aparelho de ar condicionado já possui função de refrigeração, aquecimento, ventilação, umidificação, desumidificação.
O que é BTU/h?

Significa Unidade Térmica Britânica por hora. É a unidade mais utilizada no Brasil para se definir a capacidade térmica de um equipamento. 12.000 BTU/h = 1 TR.
Como calcular o consumo de energia do ar-condicionado?

O calculo é simples e você não precisa seu um gênio na matemática para estimar o seu gasto de energia com o ar-condicionado.

Vamos Calcular:

Horas por dia - Número de horas por dia que o ar-condicionado ficará ligado – Ex: 8 Horas

Dias por mês - Número de dias por mês que você utiliza o aparelho. Ex: Todos os Dias (30)

Consumo de energia em kWh/mês - Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL. Para este exemplo vamos utilizar o consumo médio de um AR CONDICIONADO TIPO SPLIT MENOR OU IGUAL A 10.000 BTU que é de 600 Watts ou 0,6 Kw/h – (1000watts = 1Kw/h)

Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica:
Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver. Para saber qual é o valor por kW/h, consulte a sua conta de luz ou entre em contato com a empresa. Ex: R$ 0,30 por Kw/h

Formula: Consumo em Kw = Potencia (w) x tempo (h) / 1000

Realizando o Cálculo:

Cálculo: Consumo em R$ = Consumo KWh/Mês x Tarifa

É fato que os aparelhos de ar-condicionado tem um consumo considerável de energia. Consumo que depende muito também das condições do ambiente em que são instalados. Locais onde há grande incidência do sol janelas de vidros sem cortinas ou locais com grande concentração de pessoas contribuem para o aumento da carga de trabalho do aparelho para manter o locar resfriado na temperatura desejada e dessa forma o consumo de energia tende a aumentar também. Manutenção periódica e higienização contribuem para aumentar a eficiência, o desempenho e preservar a boa saúde de quem utiliza o sistema de climatização.

CLIQUE AQUI para baixar a Tabela de estimativa de consumo médio mensal de eletrodomésticos de acordo com um uso hipotético.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre ar condicionado e higienização de sistemas de climatização.

Fonte: Indústria Hoje

Um comentário

1. murosec.com

O ar-condicionado não apenas resfria, mas também controla a umidade. Manter níveis adequados não só garante conforto, mas também previne problemas estruturais e de saúde, criando ambientes mais saudáveis.