Responsive Ad Slot

SCS Quadra 3, Bloco A, Entrada A/B, Lote 40
70303-901 - Edifício Planalto, Sala 106
(61) 3347-6110
Últimas Notícias

Existe problema em deixar o celular carregando a noite toda?

domingo, 25 de janeiro de 2015



Estudo esclarece os principais mitos sobre o assunto


Já faz parte da rotina dos proprietários de smartphones ao chegar em casa ligar o aparelho no carregador e assim permanecer pelo máximo de tempo possível para que, no outro dia, ao sair de casa, não sofrer com falta de carga na bateria. Mas você já parou para pensar nas consequências de deixar o celular plugado na tomada durante toda a noite?

O professor David MacKay, da Universidade de Cambridge, Inglaterra, realizou um estudo sobre o assunto e apresenta as respostas definitivas para os questionamentos e mitos que rondam a questão. Confira:

Consumo de energia

De acordo com o professor, o consumo de energia do carregador conectado na tomada, mas sem o smartphone plugado, é mínimo. “Desligar obsessivamente o carregador é como socorrer o Titanic com uma colher de chá. Desligue-o, mas, por favor, tenha ciência de quão pequeno esse gesto é”, explicou. Se o aparelho estiver conectado ao carregador após atingir 100% da carga, entretanto, há um pequeno aumento no consumo de energia, ainda que pouco. Nesta situação, há um consumo de 2,4 W em um ano.

Risco de explosão

Muita gente se preocupa com a possibilidade do aparelho explodir devido a exposição do smartphone por muito tempo à corrente elétrica. O professor MacKay, entretanto, afirma que a chance é muito pequena. Os aparelhos e carregadores mais modernos cortam boa parte da energia que corre entre os dispositivos assim que a carga está completa, evitando sobrecargas.

"Efeito memória"

As baterias modernas de íon de lítio já não possuem o velho "efeito memória" das baterias de celulares m ais antigos. O que pode acontecer é que todos os componentes possuem um ciclo de vida que é diminuído quanto mais eles permanecem conectados na rede elétrica. Mas o professor assegura que esse tempo ainda é maior do que o período no qual você irá ficar com o seu aparelho eletrônico

Fonte: Administradores
Não deixe de ver!